Curiosidades sobre: Moscas, Cupins, Escorpiões e Outras Pragas


As traças gostam se alimentam de papel. Onde houver pilhas de papel – arquivos mortos, estantes de residências e bibliotecas – haverá traças.

Traças podem botar de 1.000 a 3.500 ovos durante toda a sua vida.


Os ácaros são tão pequenos que só podem ser vistos através de microscópio.
Ácaros se alimentam basicamente de pele humana (sim, nós trocamos de pele o tempo todo, mas não percebemos).
Ácaros abundam em tapetes, sofas, colchões e travesseiros (aliás, boa parte do peso de um travesseiro velho é constituído de ácaros).

Existem mais de 10.000 espécies de formigas espalhadas pelo mundo. Só não existem formigas nos pólos.
As formigas são capazes de caminhar 300 metros a partír do ninho - o que é uma distância grande em relação ao seu tamanho. É como se andássemos 60 km para ir ao shopping!
A reprodução fica à cargo da rainha, que vive dentro do formigueiro e é maior do que as demais formigas.
Os machos morrem após se acasalarem com a rainha.
As operárias são todas fêmeas e tem os cuidados com a rainha entre as suas tarefas.
Uma das espécies que convivem com o homem é a formiga fantasma. Ela vive em residências, normalmente em buracos nas paredes, atrás de azulejos e em rodapés.
Outra espécie comum em nosso meio é a formiga carpinteira. As operárias apresentam diversos tamanhos. A formiga carpinteira vive em árvores, telhados, portas e janelas, daí o seu nome.
Outra formiga bastante conhecida dos brasileiros é a saúva. Elas cortam pedaços de folhas e levam-nas para o formigueiro, onde esperam que cultivem um determinado tipo de fungo que lhe serve de alimento.

As formigas se comunicam através de feromônios. Ao encontrar um alimento, a formiga deixa um rastro dessa substância até o formigueiro, indicando às companheiras onde ela está.
Uma colônia de formigas pode ter até 100.000 membros.

Já algumas colônias de cupins (como a dos Macrotermes africano) podem abrigar 5 milhões de indivíduos.
O pozinho que costumamos encontrar debaixo dos móveis não é serragem, é cocô de cupim.
Siriris nada mais são do que cupins recém-nascidos. Quando perdem as asas, eles vão morar em móveis, portões, objetos decorativos, enfim, tudo o que for de madeira.

Uma pulga consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue!
O principal agente causador da peste é a pulga que, ao picar a pessoa ou animal, transmite a bactéria. Acredita-se que, na Europa do século XIV, a bactéria era transmitida dos ratos para as pulgas e, destas, para os seres humanos.

O bacilo transmissor da peste é muito comum em roedores selvagens como ratazanas, esquilos e até marmotas.

Em geral, só a fêmea do pernilongo se alimenta de sangue. O macho normalmente consome néctar.
São registrados cerca de 100 milhões de casos de dengue por ano no mundo todo. Os de dengue hemorrágica passam de 500 mil/ano.
O mosquito (ou pernilongo, ou muriçoca, ou carapanã, dependendo da região) transmissor da dengue é o Aedes aegpyti, também responsável pela transmissão do tipo urbano da febre amarela.
Aedes aegypti é um nome de origem grega e latina, cujo significado é “o odioso do Egito”. Aedes vem do grego “odioso” e “aegypti” do latim “Egito”.
O Aedes aegypti veio para o Brasil através de navios provenientes da África, provavelmente em navios negreiros.
Mas como identificar o Aedes aegypti? Fácil, ele é escuro e possui manchas brancas no corpo.

Existem mais de 150 mil espécies de moscas.
As moscas domésticas vivem apenas 2 semanas. Algumas espécies, no entanto, tem um período de vida bastante curto: 24 horas.
As fêmeas das moscas botam seus ovos (cerca de 120) em lixo e matéria em decomposição
Algumas espécies de moscas - como as moscas-de-estábulo, as moscas- de-chifre e as mutucas - se alimentam de sangue.

Das 5 mil espécies de baratas conhecidas, apenas 1% são consideradas pragas urbanas.
A espécie mais comum no Brasil é a Periplaneta Americana (ou barata americana). O curioso é que, apesar do nome, ela tem origem na África.
Baratas transmitem 32 doenças por bactérias, 17 por fungos, 3 por protozoários e 2 por vírus.
Quer uma idéia das doenças transmitidas por baratas? Então, aí vai: cólera, peste, febre tifóide, herpes, poliomielite, conjuntivite…
Baratas podem se arrastar dezenas de metros mesmo com as vísceras expostas depois de uma chinelada.
Um curiosidade bem nojenta (mesmo!!): baratas podem roer os seus lábios enquando você dorme.
Agora, uma ainda mais nojenta (meeeesmo!!!!): baratas podem introduzir a cabeça nas narinas de uma pessoa para comer secreções.

Uma das espécies de escorpiões mais comuns no Brasil é o escorpião-amarelo, encontrado principalmente nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e em parte do Paraná. O marrom é também bastante comum.
Além de dores fortes, a picada do escorpião provoca sudorese, náuseas, vômitos e insuficiência cardíaca. Detalhe: pode levar idosos e crianças à morte.
Escorpiões costumam se alimentar de baratas e outros insetos. Além de picar as vítimas, eles, vamos assim dizer, “vomitam” uma enzima nelas para serem mais facilmente comidas.

Existem três ratos para cada ser humano.
As três espécies de ratos (diga-se: pragas) que convivem com os humanos são: o camundongo, o rato de telhado e a ratazana.
Os ratos transmitem cerca de 55 doenças aos seres humanos. Uma das mais perigosas é a leptospirose e uma das que mais fez vítimas fatais ao longo da história é a peste.
Transmitida pela urina do rato, a leptospirose é uma doença que provoca dores, febre alta e forte hemorragia, que pode levar até à morte.
Outra doença fatal transmitida pelos ratos é a hantavirose, moléstia cujas características são síndromes pulmonares e renais, além de grave febre hemorrágica.
O que aconteceria se os ratos deixassem de existir? Sem nenhum bicho para comê-los, o lixo orgânico se acumularia nos ralos e esgotos. As tubulações entupiriam com maior frequência. Outros animais ocupariam o lugar, transmitindo o mesmo número (ou uma quantidade maior) de doenças.


RECEITAS CASEIRAS PARA ELIMINAR INVASORES

Traças – pendurando pequenos ramos de hortelã no armário e estantes (substituí-los quando estiverem secos; colocar folhas de louro no armário (que devem ser substituídas a cada 20 dias).

Ácaros – deixar colchões, colchas, travesseiros, bichos de pelúcia etc no sol de vez em quando; misturar 150 grama de cravo com 1 litro de água, deixar descansar por dois dias e borrifar sobre colchões e tapetes – por último, passe um pano com álcool para elimiar os ácaror mortos.

Formigas – basta aplicar água com detergente numa seringa nos buracos em que elas se escondem. Para evitar que elas apareçam, basta deixar saquinhos de fumo picado nos lugares que elas gostam de frequentar.

Baratas – misture 1 cebola picada, 1 colher de chá de trigo e 100 gramas de ácido bórico e espalhe em bolinhas pela casa.

Cupins – misture cloro com água na proporção de 1 para 10 e injete no buraquinho da madeira. Para evitá-los, misture 1 litro de querosene com meio litro de óleo diesel queimado e passe na madeira (no móvel) com um pincel.

Pulgas – misture 3 pedras de cânfora com 1 copo de água e dois de álcool. Aplique com um borrifador no animal ou nos locais onde houver pulgas (colchões, tapetes etc).

Moscas – é só cortar limões ao meio, espetá-los com cravos e espalhá-los pela casa.

Pernilongos – aplique nas paredes, janelas e cantos da casa uma mistura em partes iguais de água, leite e parafina líquida.

Escorpiões – eles só podem ser eliminados com inseticidas potentes. Dois inseticidas recomendados são o Formilix e o Penetrol. Para evitá-los, não deixe acumular sujeira, entulho e restos de comida em sua residência. Evite tudo que atrai baratas, um dos principais alimentos dos escorpiões.



FONTE: Blog: Mais Que Curiosidade (Todos os direitos reservados)